Nossa proposta pedagógica é baseada na teoria de Paulo Freire. A proposta Freiriana parte do estudo da realidade do educando e da organização desses saberes trazidos pelo aluno mediados pelo educador. Desses diálogos sobre a problematização do cotidiano surgem os Temas Geradores, que são discutidos e estudados em projetos interdisciplinares. Essa metodologia dialógica pressupõe que cada pessoa envolvida na ação pedagógica traz consigo saberes valiosos e servem como ponto de partida para a discussão e a reflexão.
Educação é mais do que ensino, pois é preciso passar do ensino à educação, dos programas aos ensinos de vida; isto quer dizer que o objetivo fundamental da escola é estudar a realidade atual, penetrá-la, viver nela. De acordo com Pistrak (2000), é preciso saber lutar e saber construir. Essa concepção é muito importante para quem trabalha com a EJA, pois esses alunos devem se modificar na escola, devem se inquietar, voltar a ter perspectivas de mudanças, a sonhar.
Os educandos da EJA precisam passar a compreender a realidade de forma crítica, a analisar, a refletir, para que possam ter condições de usar os novos conhecimentos a seu favor na busca de uma vida melhor, onde possa inserir-se como cidadão participante e crítico da sociedade. O nosso trabalho pedagógico visa tirar as pessoas do comodismo e da resignação, dar-lhes instrumentos para pensarem alternativas para sua realidade.
Moacir Gadotti (1996) lembra as palavras de Paulo Freire sobre o diálogo: “para pôr o diálogo em prática, o educador não pode colocar-se na posição ingênua de quem se pretende detentor de todo o saber, deve, antes, colocar-se na posição humilde de quem sabe que não sabe tudo, reconhecendo que o analfabeto não é um homem perdido, fora da realidade, mas alguém que tem toda uma experiência de vida e por isso também é portador de um saber”.
É dessa forma que as aulas são planejadas e conduzidas, com um convite ao conhecimento e ao crescimento. A escolha metodológica feita pelo grupo docente mostra seu profundo respeito pelas trajetórias e conhecimentos de cada aluno. Ao invés de impor novos saberes, tecem caminhos para que cada um avançasse de acordo com seus interesses e possibilidades. Mesmo aqueles que se empenham pouco pudem compartilhar dos conhecimentos construídos pelo colega e debatidos pelo coletivo.
Referências:
GADOTTI, Moacir. Paulo Freire: Uma bibliografia. São Paulo: Cortez, 1996.
PISTRAK, Mousei Mikhailavich. Fundamentos da Escola do Trabalho. 1. ed. São .............Paulo: Expressão Popular, 2000.
As turmas de Educação de Jovens e Adultos - EJA são divididas em 6 etapas:
Etapa I: turma de alfabetização, equivalente ao 2º e 3º Anos do Ensino Fundamental
Etapa II: equivalente ao 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental
Etapa III: equivalente ao 6º Ano do Ensino Fundamental
Etapa IV: equivalente ao 7º Ano do Ensino Fundamental
Etapa V: equivalente ao 8º Ano do Ensino Fundamental
Etapa VI: equivalente ao 9º Ano do Ensino Fundamental
Nesse mês de Agosto aconteceu mais uma Formatura da Etapa VI. Após a cerimônia os professores, os formandos e alguns familiares saborearam um delicioso churrasco e um bolo, preparados com muito carinho pelas funcionárias Sara e Anália.