Nessa sexta, dia 20/04 os professores dos Anos Iniciais se reuniram para relembrar os níveis de alfabetização,com o objetivo de avaliar melhor os alunos para planejar atividades significativas para que eles avancem no processo de alfabetização.
Depois de relembrar e refletir sobre os níveis, os professores selecionaram e classificaram atividades para cada nível.
Os professores da rede municipal participam nesse ano do programa de formação continuada oferecido pela SME, de forma bimodal: 20 horas presenciais e 20 horas à distância através da plataforma MOODLE.
Na escola os professores terão 2 projetos de formação continuada, sendo que um deles é oferecido pela equipe diretiva, com temas diversos visando o aumento da qualidade do trabalho pedagógico e a melhoria da aprendizagem, totalizando 40 horas. O outro projeto é na área da Informática Educativa, visando preparar os professores para trabalhar com as tecnologias a favor da aprendizagem, totalizando 20 horas.
FORMAÇÃO CONTINUADA DA ESCOLA 2012:
FORMAÇÃO CONTINUADA DA ESCOLA 2012:
PROJETO DE
FORMAÇÃO CONTINUADA
CONSTRUINDO
CONHECIMENTO
RESUMO:
Este projeto tem
como foco principal mostrar para os professores, a realidade da
comunidade onde nossa escola esta inserida, para que a nossa formação
em serviço possa de fato contribuir na aprendizagem dos nossos
alunos, também proporcionando a reelaboração do Projeto Pedagógico
e participar do Regimento Escolar. Conhecer novas práticas
pedagógicas, por meio de estudos, pesquisas, leituras com
embasamento teórico voltado para o enriquecimento do conhecimento do
professor, também terá ênfase a abordagem teórica e prática
sobre os alunos incluídos. Impreterivelmente a avaliação será
abordada com muita importância, com a intenção de acompanhamento
permanente, de mediação, de intervenção pedagógica, para
promover melhor aprendizagem.
Portanto,
aumentando a qualidade de ensino na escola, proporcionando uma
educação diferenciada, onde trocando conhecimentos e experiências
aumentaremos os índices nas avaliações, também externas.
PALAVRAS CHAVE:
Avaliação. Formação. Professores. Projeto pedagógico. Qualidade.
- TÍTULO:
Formação
Continuada: Construindo Conhecimento.
- PROBLEMATIZAÇÃO:
É muito importante
que o professor possa aperfeiçoar sua prática, principalmente onde
a comunidade e as famílias dos nossos alunos são muito carentes,
financeiramente e afetivamente, portanto, a dificuldade na
aprendizagem é notória, assim como a falta de interesse dos pais
com a vida escolar de seus filhos.
Dessa forma visamos
na formação continuada novas estratégias, na tentativa de atender
todo tipo de aluno, dando ênfase aos alunos incluídos, onde também
possam ter uma educação de qualidade. Percebendo que as leituras
precisam acompanhar a prática pedagógica do professor, por ser um
processo continuo e em constante mutação, é imprescindível
estudar, buscar e trazer novas alternativas para qualificar o
trabalho dos professores e a aprendizado do aluno.
- JUSTIFICATIVA:
Analisando o
crescimento e as mudanças em nossa comunidade, busca-se um ensino
qualificado, participativo e avaliativo, voltado para as necessidades
da nossa escola. Onde a escola possa cumprir com seu papel, para
tanto existe a necessidade das famílias dos nossos alunos
participarem, juntamente com os professores do desenvolvimento do
aprendizado destes durante todo o ano letivo.
Portanto vimos a
necessidade de reavaliar a prática pedagógica e buscar novas
fundamentações para nortear essas práticas, realizando novas
pesquisas, novas fontes de estudo, para tentar sanar essas
preocupações, que também estão presentes nos anos iniciais, onde
é necessário o acompanhamento das ações pedagógicas, com o
objetivo de alcançar de forma geral a aprendizagem, onde uma
avaliação diária e constante se faça presente. Visando todas
essas questões, planejamos as reuniões de Formação de modo que
venham contribuir na atuação do professor, proporcionando leituras,
dinâmicas, pesquisas sobre avaliação, profissionais de diferentes
áreas para enriquecer a qualificação das reuniões.
- OBJETIVOS:
4.1. OBJETIVO
GERAL:
Enriquecer a
qualificação e contribuir para a atualização dos nossos
professores visando uma nova construção da sua ação pedagógica,
na sua proposta de avaliação e de todo o contexto escolar.
4.2. OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Facilitar o processo de reflexão e teorização da prática pedagógica, buscando com o grupo docente alternativas para superar os desafios pedagógicos e alcançar uma melhor qualidade de ensino, aumentando os índices da escola nas avaliações externas;
- Proporcionar estudos e pesquisas sobre avaliação;
- Rever o Regimento Escolar e alterá-lo de acordo com as necessidades e com as novas leis e resoluções;
- Proporcionar momentos de estudos para a reconstrução do Projeto Pedagógico.
5.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Para construir o
projeto de Formação em Serviço de uma escola é de suma
importância que se conheça todas as dificuldades que a escola
enfrenta para desenvolver o seu trabalho, que é muito complexo, seus
professores precisam de atualização constante, leituras, enfim de
todo o tipo de informação, participar da evolução, do
desenvolvimento do mundo, para que possam com segurança transferir
esses novos conhecimentos com segurança para os alunos, de forma que
consiga despertar neste a vontade de aprender.
A Formação
Continuada deve ser um encontro entre professores, para que aconteçam
os estudos, os esclarecimentos, a pesquisa e principalmente a troca
de conhecimentos práticos e teóricos. Para que as formações
evoluam e tenham um melhor resultado, os professores realizaram
leituras prévias dos assuntos a serem tratados, dessa forma todos já
teram interagido com o material, o que facilitará para a abordagem
de um novo e mais seguro ponto de vista, proporcionando ao grupo
docente uma bagagem de conhecimentos ainda mais produtivos.
Uma das prioridades
da Formação é acrescentar, somar, mediar novos caminhos, na
tentativa de encontrar novas soluções mais eficazes, que facilitem
o aprendizado dos nossos alunos. É de suma importância, um estudo
complexo sobre a avaliação, é através dela que diagnosticamos as
dificuldades dos alunos, conhecer o aluno para conseguir ensinar e
acompanhar o seu desenvolvimento individual, facilita a
aprendizagem, afinal é um direito do aluno aprender, precisa de
formação intelectual para crescer e se socializar.
Segundo Hoffmann:
Nenhum extremo é
válido: considerar que sempre devemos dizer a resposta certa, para o
aluno ou, do outro extremo, considerar que todo e qualquer erro que
ele cometa tenha o caráter construtivo e que ele poderá descobrir
todas as resposta.(Hoffmann, 2006, p. 88)
6. METODOLOGIA:
As Reuniões de
Formação serão desenvolvidas de forma dinâmica, onde se fará uso
de técnicas diferenciadas, incentivando o professor a buscar sempre
mais conhecimento, através de leituras, pesquisas, palestras
realizadas por profissionais de diversas áreas, momentos de
discussões dirigidas e apontamento de soluções.
As reuniões
acontecerão aos sábados pela manhã e nas sextas-feiras, onde serão
aproveitadas as reuniões pedagógicas semanais.
As Formações serão
registradas em ata, onde também ficará descrito o assunto que dará
continuidade ao próximo encontro.
7. CRONOGRAMA:
ANOS INICIAIS:
DATA
|
HORÁRIO
|
TEMA
|
ACESSORIA
|
HORAS
|
16/03/12
|
15h15m
as 17h15m
|
Projeto
Bullying
|
Professora
Daiana Fasolo
|
2
|
30/03/12
|
15h15m
as 17h15m
|
Projeto
Bullying
|
Professora
Daiana Fasolo
|
2
|
14/04/12
|
07h30m
as 11h30m
|
Análise
de Práticas Pedagógicas
|
Professora
Daiana Fasolo
|
4
|
13/04/12
|
15h15m
as 17h15m
|
Análise
de Níveis de Alfabetização
|
Professora
Daiana Fasolo
|
2
|
28/04/12
|
07h30m
as 11h30m
|
Construção
dos Planos de Estudos
|
Professora
Daiana Fasolo
|
4
|
04/05/12
|
15h15m
as 17h15m
|
Avaliação:
O que é avaliar?
|
Professora
Daiana Fasolo
|
2
|
18/05/12
|
15h15m
as 17h15m
|
Práticas
para avaliar
|
Professora
Daiana Fasolo
|
2
|
19/05/12
|
07h30m
as 11h30m
|
Avaliação:
O que fazemos?
Para
que fazemos?
|
Professora
Daiana Fasolo
|
4
|
01/06/12
|
15h15m
as 17h15m
|
Análise
da Metodologia
|
Professora
Daiana Fasolo
|
2
|
02/06/12
|
07h30m
as 11h30m
|
Avaliação
e Práticas Pedagógicas
|
Palestrante
(Tânia Fornari)
|
4
|
11/08/12
|
07h30m
as 11h30m
|
Estudo
do Desenvolvimento Cognitivo da Criança
|
Professora
Daiana Fasolo
|
4
|
__
|
07h30m
as 11h30m
|
Leituras
de obras Pedagógicas
|
Professora
Daiana Fasolo
|
4
|
20/10/12
|
07h30m
as 11h30m
|
Seminário
das Leituras
|
Professora
Daiana Fasolo
|
4
|
ANOS FINAIS:
DATA
|
HORÁRIO
|
TEMA
|
ACESSORIA
|
HORAS
|
16/03/12
|
9h30m
as 11h30m
|
Projeto
Bullying
|
Professora
Lidiane Tavares de Mattos Godinho
|
2
|
30/03/12
|
9h30m
as 11h30m
|
Projeto
Bullying
|
Professora
Lidiane Tavares de Mattos Godinho
|
2
|
14/04/12
|
07h30m
as 11h30m
|
Análise
de Práticas Pedagógicas
|
Professora
Lidiane Tavares de Mattos Godinho
|
4
|
28/04/12
|
07h30m
as 11h30m
|
Construção
dos Planos de Estudos
|
Professora
Lidiane Tavares de Mattos Godinho
|
4
|
04/05/12
|
9h30m
as 11h30m
|
Avaliação:
O que é avaliar?
|
Professora
Lidiane Tavares de Mattos Godinho
|
2
|
18/05/12
|
9h30m
as 11h30m
|
Práticas
para avaliar
|
Professora
Lidiane Tavares de Mattos Godinho
|
2
|
19/05/12
|
07h30m
as 11h30m
|
Avaliação:
O que fazemos?
Para
que fazemos?
|
Professora
Lidiane Tavares de Mattos Godinho
|
4
|
01/06/12
|
9h30m
as 11h30m
|
Análise
da Metodologia
|
Professora
Lidiane Tavares de Mattos Godinho
|
2
|
02/06/12
|
07h30m
as 11h30m
|
Estudo
do Desenvolvimento Cognitivo da Criança
|
Professora
Lidiane Tavares de Mattos Godinho
|
4
|
A
definir
|
07h30m
as 11h30m
|
Avaliação
e Práticas Pedagógicas
|
Palestrante
(Tânia Fornari)
|
4
|
__
|
07h30m
as 11h30m
|
Leituras
de obras Pedagógicas
|
Professora
Lidiane Tavares de Mattos Godinho
|
4
|
06/10/12
|
9h30m
as 11h30m
|
Auto-estima
|
Pastor
Davi
|
2
|
20/10/12
|
07h30m
as 11h30m
|
Seminário
das Leituras
|
Professora
Lidiane Tavares de Mattos Godinho
|
4
|
8.BIBLIOGRAFIA:
COLLARES,
C. A. L.; MOYSÉS, M. A. A.;GERALDI, J. W. Educação
continuada: a política da descontinuidade.
Educação & Sociedade, São Paulo, ano XX, nº 66, p.202-219,
dez. 1999.
HOFFMAN,
Jussara. Avaliação
e Mediação. 20
ed. Porto Alegre, Mediação , 1996.
____________.
Avaliar:
Respeitar Primeiro, Educar Depois,
184 págs., Ed. Mediação,
LUCKSI,
Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. 3 ed. São Paulo,
Cortez, 1996.
VASCONCELLOS,
Celso dos Santos , Avaliação
Educacional, 1993.
Parâmetros
Curriculares Nacionais, 3 ed. Brasília, 200.
FORMAÇÃO EM INFORMÁTICA EDUCATIVA 2012:
PROJETO DE FORMAÇÃO
CONTINUADA:
A INFORMÁTICA EDUCATIVA COMO
AUXILIAR NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
TEMA
A Informática Educativa como uma ferramenta para auxiliar no
processo educativo.
JUSTIFICATIVA
A Secretaria Municipal de Educação, tendo em
vista a importância e influência do avanço científico e
tecnológico na formação integral dos sujeitos, têm possibilitado
acesso as tecnologias de informação e comunicação – TICs,
possibilitando inclusão digital, para a comunidade escolar, por meio
dos recursos tecnológicos disponíveis nos laboratórios de
informática das escolas da rede municipal de ensino.
Para isso, estabeleceu algumas diretrizes, tais
como, a utilização de software livre, realização de cursos de
formação continuada em informática educativa para professores da
rede municipal de ensino, oficinas de Informática Educativa nas
escolas, além de oferecer cursos de informática para comunidade nas
férias ou à noite.
Assim, a EMEF Dyógenes Martins Pinto recebeu
seu primeiro laboratório de informática no ano de 2007, que foi
ampliado no ano de 2009. Desde sua implantação , o grande desafio é
pensar uma utilização desses recursos na educação, com vistas a
auxiliar o professor no seu fazer pedagógico e os alunos em seu
desenvolvimento.
A realização desse curso de formação
continuada para os professores da escola visa sensibilizar e motivar
os professores na utilização dessas tecnologias, auxiliando no
desenvolvimento das atividades didático pedagógicas, além de
oferecer apoio técnico-pedagógico ao professor no planejamento das
atividades a serem desenvolvidas nos laboratórios de informática,
salientando que serão mais dinamizadoras quando servirem de apoio ao
conteúdo curricular desenvolvido na sala de aula e promoverem
melhorias no processo ensino-aprendizagem.
Visto que o Coordenador do Laboratório trabalha em regime de 20
horas em apenas um turno e a escola tem turmas nos três turnos,
totalizando 60 horas, faz-se necessário uma formação para auxiliar
especialmente aqueles professores que não contam com a ajuda direta
do Coordenador do Laboratório.
Os alunos já sabem trabalhar com essas ferramentas, são
considerados nativos dessa “era digital”, mas precisam direcionar
esse saber para qualificar seu desenvolvimento, ao invés de fazer
uso da internet e dos computadores apenas para entretenimento. Já os
professores são considerados imigrantes nessa era, pois cresceram e
fizeram sua formação inicial, em sua maioria, sem dominar esses
conhecimentos tecnológicos, uma vez que eram pouco acessíveis.
Dessa forma, é de extrema importância essa adequação de saberes,
onde os alunos deverão canalizar esse domínio sobre as tecnologias
para a construção de conhecimentos significativos para seu
desenvolvimento e os professores deverão conhecer essas tecnologias
para saber mediar essa nova relação com o saber de seus alunos.
Assim, esse curso de formação continuada na escola se configura
como uma valiosa oportunidade para que os professores se apropriem
dessas tecnologias, saibam utilizá-las e possam planejar seu
trabalho pedagógico fazendo uso dessas ferramentas tão atraentes
para os alunos.
OBJETIVO GERAL
Possibilitar aos professores da escola um
curso básico em informática educativa visando uma reorganização
do fazer pedagógico por meio das tecnologias de informação
e comunicação auxiliando na construção
do conhecimento, com vista ao processo de inclusão social e
profissional dos professores e alunos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Aprender os procedimentos básicos para a
utilização do Laboratório de Informática.
- Conhecer os aplicativos e jogos existentes
nos computadores.
- Conhecer os conteúdos pedagógicos do pacote
Kelix (Kit escola livre), para situações de aprendizagem.
- Saber fazer uso dos aplicativos do BrOffice
(writer, impress, calc, entre outros), como instrumentos que
possibilitam a elaboração de atividades para construção do
conhecimento.
- Conhecer e analisar os jogos da pasta Jogos
em Flash.
- Conhecer e passar a fazer uso do blog da
escola para dinamizar o processo ensino-aprendizagem e divulgar as
atividades desenvolvidas.
-.Promover
a inclusão tecnológica dos professores e alunos.
- Conhecer e saber usar o ambiente AVA/MOODLE.
- Desenvolver e socializar projetos usando os
recursos tecnológicos para auxiliar no desenvolvimento dos
conteúdos.
METODOLOGIA
O Curso acontecerá de forma semanal com
duração de quatro horas cada. Para o desenvolvimento metodológico
serão utilizados recursos como computadores, máquina fotográfica,
projetor, entre outros.
As atividades serão realizadas coletivamente,
cada professor terá a oportunidade de participar e aprofundar os
conhecimentos adquiridos, desenvolver habilidades e competências ao
explorar recursos tecnológicos, bem como compreender as
possibilidades pedagógicas dos programas disponíveis e assim
exercerem o papel de professores disseminadores desse processo de
inclusão digital.
A socialização dos projetos acontecerá, por
meio da apresentação dos trabalhos em um seminário e pela
publicação desses no blog da escola.
REVISÃO DE LITERATURA
O uso das tecnologias no ensino é importante para a formação
integral do educando, uma vez que vivemos imersos numa sociedade que
sofre um processo acelerado de informatização. Nesse sentido, o
papel da escola enquanto instituição responsável pela educação
das novas gerações é a de realizar ações para efetivar o uso
desses recursos.
Acredita-se que o trabalho escolar com uso de recursos tecnológicos,
precisa contemplar atividades realizadas
individual e coletivamente, possibilitando a participação e
aprofundamento dos conhecimentos adquiridos, para o desenvolvimento
de habilidades e competências ao explorar recursos tecnológicos,
bem como compreender as possibilidades pedagógicas dos softwares
disponíveis e assim exercer o papel de professor multiplicador desse
processo de inclusão digital. A socialização das atividades
acontece pela participação dos alunos no laboratório de
informática das suas escolas, curso de formação em Informática
Educativa para os demais professores, por meio de blogs e
apresentação dos trabalhos em seminários.
O esforço coletivo para vencer obstáculos e construir mecanismos de
articulação entre as tecnologias e o processo educacional são atos
significativos com vistas a obter ganhos
efetivos no processo
ensino-aprendizagem, pois a escola é o ambiente que apesar das
dificuldades enfrentadas, abarca um número considerável de
informações culturais e apresenta um campo fértil para
aprendizagens e interações, o que vem acordar com Valente (1998)
quando afirma que “o uso da informática em educação não
significa a soma de informática e educação, mas a integração
dessas duas áreas” ( p. 3).
O advento da informatização nas escolas perpassa pelo caminho da
construção de novas propostas pedagógicas que os educadores
precisam elaborar de forma a contextualizar os conteúdos
programáticos e propiciar ao educando a construção do conhecimento
interdisciplinar. A ação do educador para que o processo
educacional num ambiente informatizado venha contribuir para a
formação integral do aluno precisa ser norteado por objetivos que
auxiliem o educando a refletir sobre temas sociais, tais como o seu
papel na sociedade, o compromisso com ações que viabilizam melhorar
a qualidade de vida para todos os seres vivos, a construção de
formas de aprendizagens no qual aprender seja significativo e
qualitativo. Sabemos que o uso de tecnologias não é a solução
para os problemas educacionais e sociais. Porém não é ignorando a
tecnologia, que a escola estará isenta de sua responsabilidade.
CRONOGRAMA
DATA
|
HORÁRIO
|
TEMA
|
ACESSORIA
|
HORAS
|
05/06/12
|
19h as 23h
|
- Reflexão sobre Inclusão
Digital e Informática Educativa
-Procedimentos básicos para usar
o Laboratório de Informática
- Conhecer o Linux Educacional
-
Edubar
- Auxílio no AVA/MOODLE
|
Professora Micheli Maraschin
|
4
|
19/06/12
|
19h as 23h
|
- BrOffice
Writer
-
BrOffice Impress
-
Explorar sites e jogos na internet
- Auxílio no AVA/MOODLE
|
Professora Micheli Maraschin
|
4
|
03/07/12
|
19h as 23h
|
-
Análise dos Jogos instalados nos computadores
-
Análise e classificação dos jogos da pasta Jogos em Flash
- Auxílio no AVA/MOODLE
|
Professora Micheli Maraschin
|
4
|
17/07/12
|
19h as 23h
|
- Produção de projetos
utilizando o computador para auxiliar na aprendizagem de sala de
aula
|
Professora Micheli Maraschin
|
4
|
14/08/12
|
19h as 23h
|
- Seminário para apresentação e
análise dos Projetos
|
Professora Micheli Maraschin
|
4
|
AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto se dará pelo envolvimento, interesse, freqüência e apresentação dos projetos desenvolvidos pelos professores, no final do curso.
Referência
SIVERIS, Marines. Projeto de formação continuada em Informática Educativa. SME, 2011.
VALENTE.
José Armando. Formação de profissionais na área de
informática em educação. 1998. Disponível
em: <www.nied.unicamp.br/publicacoes/separatas/Sep7.pdf>.
Acesso em: 06/03/2012
PROJETO ANTIBULLYING 2012:
PROJETO EDUCAR PARA A PAZ:
DIGA NÃO AO BULLYING
TEMA
Evitar a prática do bullying na escola.
JUSTIFICATIVA
Face à crescente violência praticada e reproduzida por crianças e
jovens nas escolas e às consequências extremamente negativas disso
para o desenvolvimento integral do educando e da sociedade de forma
geral, está sendo desenvolvida no município de Passo Fundo uma
Política antibullying.
A prática da violência física, verbal, psicológica e/ou virtual
de forma intencional e repetida se configura como bullying, termo que
deriva do inglês “bully”, valentão ou agressor. A pobreza, a
drogadição, a criminalidade, a banalização da violência e a
falta de limites e ética se constituem em situações sociais que
favorecem a prática do bullying.
A violência nas escolas é um problema social grave e complexo, com
desdobramentos em diversas áreas, exigindo não mais projetos
isolados, mas sim uma política pública séria e duradoura que
integre ações em diversas áreas para combater a violência
juvenil.
Considerando que estamos vivenciando momentos de extrema violência,
não só no âmbito escolar, mas em todos os segmentos da sociedade,
há a necessidade de buscar alternativas de prevenção e combate à
essa violência. A prática do bullying está se tornando corriqueira
no meio escolar, as agressões físicas e psicológicas a que os
agressores submetem suas vítimas estão tomando grandes proporções
e as consequências são desastrosas.
Sendo a escola um espaço que deve enfatizar, além da transmissão
dos saberes construídos ao longo da história da humanidade, o
resgate de valores, o incentivo à solidariedade, a busca da
cidadania, a valorização da vida e a cultura de paz, é importante
que esta não se omita diante de situações tão degradantes e
traumáticas causadas pela falta de limites e da falta de valores.
Muitas vezes, a família passa para a escola a responsabilidade de
instruir e de educar os filhos, esperando que os professores
transmitam valores morais, princípios éticos e padrões de
comportamento e de convivência social. A escola, por sua vez, afirma
que o êxito no desenvolvimento depende da atuação e da
participação da família, a qual precisa estar atenta a todos os
aspectos do desenvolvimento de seus filhos. Assim, tecer uma relação
mais próxima com a família, baseada na cooperação mútua,
definindo papéis e responsabilidades é necessário para validar as
ações do projeto.
As ações pedagógicas antibullying sugeridas pela Política Pública
de Combate ao Bullying a serem desenvolvidas na escola são simples,
mas de grande importância, devendo ser incluídas no cotidiano da
escola como temas a serem debatidos e refletidos por toda a
comunidade escolar de forma constante.
OBJETIVO GERAL
Minimizar ou abolir as práticas de bullying pelos alunos através da
sensibilização para esse tema, considerando que o respeito, a
afetividade e os limites são os pilares dessa mudança de
comportamento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Analisar a problemática do bullying e como isso reflete no
desempenho escolar e na vida dos alunos.
- Compreender os motivos que levam à prática do bullying e as
formas de combatê-lo.
- Resgatar o verdadeiro significado de estar na escola e internalizar
as normas desta.
- Promover a socialização dos alunos de forma harmônica, semeando
a paz e a tolerância, buscando uma
aprendizagem mais humana.
- Conhecer e valorizar as diferenças de forma a respeitar o outro
buscando um desenvolvimento pleno e afetivo.
- Sensibilizar os alunos a fim de construir um ambiente em sala de
aula mais afetivo, fraterno e feliz.
- Resgatar valores fundamentais para um desenvolvimento afetivo e
moral saudável, como o respeito, a ética, a afetividade, a amizade
e a cooperação.
- Valorizar o ser humano, resgatando a importância das virtudes, que
devem ser ensinadas e partilhadas, levando à sensibilização
enquanto cidadão.
- Envolver a comunidade escolar no diagnóstico e na implantação de
ações de redução do comportamento agressivo, intimidante e
discriminatório.
- Promover a cultura de paz.
- Orientar as vítimas de bullying, bem como os autores e as famílias
de como agir diante dessa situação.
- Registrar as práticas de bullying para que possam ser resolvidas,
de forma coletiva e com a ajuda de especialistas, com o mínimo de
prejuízos para as vítimas.
METODOLOGIA
O projeto foi iniciado com uma formação inicial realizada pelo
professor Ginez Leopoldo Rodrigues de Campos, que continuará através
de pesquisas bibliográfica e etnográfica de caráter qualitativo.
Esta investigação descortinará o contexto real da escola frente a
essa problemática.
Neste projeto também serão realizadas palestras com pais e alunos
para explicar e sensibilizar a comunidade quanto à temática.
Também serão realizadas reuniões para definir as estratégias
usadas no combate ao bullying e as atividades coletivas e para cada
turma, de forma interdisciplinar, sendo que as ações devem se
estender até o final do ano letivo.
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NAS TURMAS DE ANOS INICIAIS
- MASCOTE
- FILMES
Escolha do mascote do projeto, um urso panda com
óculos e remendos, que representa a força e ao mesmo tempo
ternura e proteção. O nome do mascote será escolhido através
de votação entre os estudantes.
_ Irmão Urso 1 e
2: Retrata
a história de três irmãos que tem suas vidas transformadas após
um acidente, mas o irmão mais novo culpa um urso e sai em busca de
vingança, matado-o. Para ensinar-lhe que isso é errado o irmão
mais velho o transforma em urso. Nessa nova condição ele conhece e
fica muito amigo de um ursinho que lhe ensina o valor da bondade, do
respeito,da amizade e do amor. Ao descobrir que os ursos são
criaturas bondosas e afetivas, ele se dá conta que o urso que ele
matou era a mãe do seu amiguinho, desencadeando sentimentos de
arrependimento e de perdão.
_
Toy Story 3: Retrata
a história de um grupo de brinquedos que se sentem desprezados
porque seu dono cresceu e não brinca mais com eles. Assim, vão
parar em uma creche onde passam por diversos perigos planejados
por um ursinho que de tanto alimentar mágoas e ressentimentos
se tornou malvado. Eles conseguem se salvar graças à forte
amizade que os unia, fazendo com que eles percebessem que eram
amados por seu dono que acaba por doá-los a uma menina muito
amorosa que cuidará bem deles.
Esses filmes tratam a problemática da violência, da
vingança e do bullying de forma acessível e de fácil
compreensão para as crianças. Após assistir aos filmes,
fazer uma reflexão com os alunos sobre a família, a amizade,
o respeito,a humanidade, o perdão, a natureza, os animais, a
vingança, etc.
A maneira como esses temas serão abordados fica a
critério de cada professor.
- CONTOS_ O ursinho desbocado: Da autora Jaqueline Korman, fala sobre um ursinho muito mal educado, que tratava com desrespeito seus amigos , colegas e a professora até que aprende que o respeito e o perdão são essenciais para a felicidade. Aborda a importância da escola, da professora, dos colegas e da família. Trabalha com sentimentos de perdão, amor e arrependimento, bem como hábitos e atitudes positivas._ Amizade, quanto mais melhor: Da autora Heather Henning, retrata o trabalho do pônei da amizade, que ao se deparar com um esquilo triste porque ninguém iria à sua festa de aniversário, ajuda ele a fazer mais amigos no bosque,mostrando que a felicidade está ligada à amizade. Aborda a importância da amizade e da união para realizar sonhos e objetivos._ O jardim de cada um: Da autora Nye Ribeiro, retrata a vida de uma menina que vive sempre feliz porque ela tem no coração um grande jardim, onde planta tudo de bom: amor e respeito pela família, amigos, animais e natureza, regando tudo isso todos os dias do seu jeitinho. Aborda valores como a amizade e o respeito. Aborda de forma bem explícita a importância do respeito e da amizade.Esses livros trabalham com assuntos como violência, vingança e bullying de forma acessível e de fácil compreensão para as crianças. Propiciam uma reflexão sobre valores fundamentais para uma boa convivência. A maneira como esses valores serão abordados fica a critério de cada professor.
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NAS TURMAS DE ANOS FINAIS
- TEXTOSTextos, poesias, mensagens e fábulas sobre a temática e sobre os valores fundamentais.
- FILMES:
- Bang bang! Você
morreu;
- Em um mundo melhor;
- Bullying: mais sério do que se imagina;
- O primeiro da classe;
- Diário de um banana;
- Como estrelas na Terra – Toda criança é especialistas
Esses filmes tratam a problemática da violência, da
vingança e do bullying de forma acessível e
de fácil
compreensão. Após assistir aos filmes, fazer uma reflexão
com os alunos sobre a família, a amizade, o respeito,a
humanidade, o perdão, a vingança, etc.
A maneira como esses temas serão abordados fica a
critério de cada professor.
- LIVROS- A Face Oculta;- Manual Antibullying, de Gustavo Teixeira;- Bullying escolar: Perguntas e respostas, de Cleo Fante e José Augusto Pedras;- Bullying – Mentes perigosas nas escolas, de Dra Ana Beatriz;- Diga não ao Bullying – Programa de Redução do Comportamento Agressivo entre Estudantes, de Aramis A. Lopes Neto e Lúcia Helena Saavedra.
Esses livros trabalham com assuntos como violência, vingança e
bullying de forma acessível e de fácil compreensão. Propiciam uma
reflexão sobre valores fundamentais para uma boa convivência. A
maneira como esses valores serão abordados fica a critério de cada
professor.
- ATIVIDADES- Discussão sobre as necessidades básicas do homem: comportamento, respeito e convivência;- Debate sobre bullying;- Palestras;- Produção de textos;- Relatórios e ilustrações;- Dramatizações;- Confecção de folderes;- Dinâmicas;- Entrevistas;- Correio Elegante;- Confecção e exploração de cartazes, figuras e mensagens;- Confecção e apresentação de slides;- Jogos educativos e cooperativos;- Realização de pesquisas;- Reuniões coletivas: pais, alunos, funcionários e professores.
TÉCNICAS PARA TRABALHAR A AFETIVIDADE
_ Técnica do abraço: Ao som de uma música
suave, pedir para que os alunos andem pela sala em silêncio
enquanto a professora dá as orientações de abraçar um
amigo,abraçar seu melhor amigo, abraçar o colega que está à
sua direita,à sua esquerda, etc.
_ Técnica da qualidade: Todos escrevem uma qualidade e em uma
folha de ofício e colam nas costas do colega. Ou ainda, ao som de
uma música suave, os alunos andam pela sala com uma folha de ofício
colada nas costas e cada vez que a música para eles tem que escrever
uma qualidade na folha do colega mais próximo.
_ Amigo Oculto: Organizar brincadeiras de amigo oculto,com
caixinha e mural para recadinhos, sendo que ao invés de presente
eles troquem cartinhas, recadinhos, desenhos, dobraduras, modelagens,
etc.
_ Semeando a amizade: Em um vaso semear sementes simbolizando
bons sentimentos. Cuidar dessas sementes e falar sobre esses
sentimentos durante o processo.
_ Recreio colorido: Dividir a turma em grupos de quatro
colegas, unidos por cartões da mesma cor. Sugerir que no recreio
eles fiquem brincando com os colegas que tem o cartão da mesma cor,
fazendo assim com que as crianças aprendam a conviver com todos e
não apenas com os amigos com os quais tem mais afinidade.
_ Cantinhos afetivos: murais para que as crianças fixem
recadinhos e desenhos para os colegas. Observar para que ninguém se
sinta excluído, sugerir a troca entre os colegas da fila do fundo
com a da frente, da esquerda com a direita, etc.
_ Galeria do “Posso, não posso”: pintar duas telas,uma
expressando coisas que pode fazer e outra as que não pode. Depois
cada aluno fala sobre suas telas que serão expostas na sala de aula,
assim, a professora monta o cartaz de regras que eles mesmos
definiram, aumentando seu comprometimento.
_ A árvore da Vida: em uma reunião com os pais pedir para
que cada um escreva uma mensagem de afeto para seu filho, mas não
identifique nem com seu nome nem com o da criança. Essa mensagem
será colocada em um balão verde e colada na parede acima do desenho
de um tronco de árvore, simbolizando as folhas. No outro dia
explicar aos alunos o “presente” deixa do pela família para
eles. Tomar o cuidado de repor os balões e mensagens daqueles pais
que faltaram à reunião para que ninguém fique sem seu “presente”.
Como não estão identificadas, todas as mensagens serão lidas para
servir de incentivo pra os colegas. Essas mensagens poderão ser
fixadas na árvore no lugar dos balões para serem relembradas
diariamente.
_ Dinâmica das Flores: fazer dobraduras ou desenhos de flores
diferentes (rosas, margaridas, tulipas, etc) e dar para um colega,
evidenciando que mesmo sendo diferentes as flores enfeitam e agradam
da mesma forma.
_ Dinâmica dos bichos: semelhante à dinâmica das flores,
mas trocando desenhos e dobraduras de animais. Evidenciar as
qualidades de cada um que os tornam únicos.
_ Dinâmica do Afeto: formar um círculo na sala de aula e
passar um ursinho de pelúcia para que eles peguem, olhem,
acariciem... Pedir para que eles verbalizem os sentimentos
despertados pelo bichinho. Depois pedir para que ele faça o mesmo
gesto de carinho para o colega da frente, da esquerda, da direita,
etc.
AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto será realizada no decorrer das atividades,
exigindo uma observação atenta de cada aluno, especialmente
daqueles envolvidos em casos de violência. O professor deverá
anotar os avanços e as dificuldades encontradas durante as ações
do projeto, bem como as dúvidas, críticas e sugestões que partirem
dos alunos e famílias, para que se possa repensar as ações a tempo
de melhorar o próprio projeto.
Todas as atividades desenvolvidas com os alunos e por eles serão
avaliadas. Após cada tema, no final de cada trimestre haverá um
debate com os alunos para avaliar os avanços quanto aos objetivos do
projeto. Também serão realizadas auto-avaliações, para que os
alunos assumam responsabilidades.
PREFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96. Brasília,
1996.
BRASIL. Estatuto da
Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069/90. Brasília, 1990.
Materiais do Programa
Municipal de combate à Violência e de Redução do Comportamento
Agressivo no Ambiente Escolar “Diga Não ao Bullying”, da SSP
de Passo Fundo,RS.
FANTE, Cleo; PEDRAS, Josè Augusto, Bullying escolar: Perguntas e
resposta.
HENNING, Heather. Amizade, quanto mais melhor. São Paulo:
ABCPRESS, 2006.
KORMAN, Jaqueline.
O ursinho
desbocado.
Passo Fundo: Tribos, 2008.
SILVA, Ana Beatriz B. Bullying – Mentes perigosas nas escolas.
Objetiva. Rio de Janeiro, 2010.
NETO, Aramis ª SAAVEDRA, Lúcia Helena. Diga não ao Bullying –
Programa de Redução do Comportamento Agressivo entre Estudantes.
Passo Fundo, 2008.
RIBEIRO,
Nye. O jardim de
cada um.
Campinas: Papirus, 2002.
TEIXEIRA, Gustavo. Manual
Antibullying.
Sites diversos da
internet.
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