Formação Continuada

         Nessa sexta, dia 20/04 os professores dos Anos Iniciais se reuniram para relembrar os níveis de alfabetização,com o objetivo de avaliar melhor os alunos para planejar atividades significativas para que eles avancem no processo de alfabetização.
         Depois de relembrar e refletir sobre os níveis, os professores selecionaram e classificaram atividades para cada nível.



         Os professores da rede municipal participam nesse ano do programa de formação continuada oferecido pela SME, de forma bimodal: 20 horas presenciais e 20 horas à distância através da plataforma MOODLE.
         Na escola os professores terão 2 projetos de formação continuada, sendo que um deles é oferecido pela equipe diretiva, com temas diversos visando o aumento da qualidade do trabalho pedagógico e a melhoria da aprendizagem, totalizando 40 horas. O outro projeto é na área da Informática Educativa, visando preparar os professores para trabalhar com as tecnologias a favor da aprendizagem, totalizando 20 horas.



FORMAÇÃO CONTINUADA DA ESCOLA 2012:



PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
CONSTRUINDO CONHECIMENTO

RESUMO:
Este projeto tem como foco principal mostrar para os professores, a realidade da comunidade onde nossa escola esta inserida, para que a nossa formação em serviço possa de fato contribuir na aprendizagem dos nossos alunos, também proporcionando a reelaboração do Projeto Pedagógico e participar do Regimento Escolar. Conhecer novas práticas pedagógicas, por meio de estudos, pesquisas, leituras com embasamento teórico voltado para o enriquecimento do conhecimento do professor, também terá ênfase a abordagem teórica e prática sobre os alunos incluídos. Impreterivelmente a avaliação será abordada com muita importância, com a intenção de acompanhamento permanente, de mediação, de intervenção pedagógica, para promover melhor aprendizagem.
Portanto, aumentando a qualidade de ensino na escola, proporcionando uma educação diferenciada, onde trocando conhecimentos e experiências aumentaremos os índices nas avaliações, também externas.


PALAVRAS CHAVE: Avaliação. Formação. Professores. Projeto pedagógico. Qualidade.


  1. TÍTULO:
Formação Continuada: Construindo Conhecimento.


    1. PROBLEMATIZAÇÃO:

É muito importante que o professor possa aperfeiçoar sua prática, principalmente onde a comunidade e as famílias dos nossos alunos são muito carentes, financeiramente e afetivamente, portanto, a dificuldade na aprendizagem é notória, assim como a falta de interesse dos pais com a vida escolar de seus filhos.
Dessa forma visamos na formação continuada novas estratégias, na tentativa de atender todo tipo de aluno, dando ênfase aos alunos incluídos, onde também possam ter uma educação de qualidade. Percebendo que as leituras precisam acompanhar a prática pedagógica do professor, por ser um processo continuo e em constante mutação, é imprescindível estudar, buscar e trazer novas alternativas para qualificar o trabalho dos professores e a aprendizado do aluno.


    1. JUSTIFICATIVA:
Analisando o crescimento e as mudanças em nossa comunidade, busca-se um ensino qualificado, participativo e avaliativo, voltado para as necessidades da nossa escola. Onde a escola possa cumprir com seu papel, para tanto existe a necessidade das famílias dos nossos alunos participarem, juntamente com os professores do desenvolvimento do aprendizado destes durante todo o ano letivo.
Portanto vimos a necessidade de reavaliar a prática pedagógica e buscar novas fundamentações para nortear essas práticas, realizando novas pesquisas, novas fontes de estudo, para tentar sanar essas preocupações, que também estão presentes nos anos iniciais, onde é necessário o acompanhamento das ações pedagógicas, com o objetivo de alcançar de forma geral a aprendizagem, onde uma avaliação diária e constante se faça presente. Visando todas essas questões, planejamos as reuniões de Formação de modo que venham contribuir na atuação do professor, proporcionando leituras, dinâmicas, pesquisas sobre avaliação, profissionais de diferentes áreas para enriquecer a qualificação das reuniões.

    1. OBJETIVOS:

4.1. OBJETIVO GERAL:
Enriquecer a qualificação e contribuir para a atualização dos nossos professores visando uma nova construção da sua ação pedagógica, na sua proposta de avaliação e de todo o contexto escolar.

4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Facilitar o processo de reflexão e teorização da prática pedagógica, buscando com o grupo docente alternativas para superar os desafios pedagógicos e alcançar uma melhor qualidade de ensino, aumentando os índices da escola nas avaliações externas;
  • Proporcionar estudos e pesquisas sobre avaliação;
  • Rever o Regimento Escolar e alterá-lo de acordo com as necessidades e com as novas leis e resoluções;
  • Proporcionar momentos de estudos para a reconstrução do Projeto Pedagógico.


5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:


Para construir o projeto de Formação em Serviço de uma escola é de suma importância que se conheça todas as dificuldades que a escola enfrenta para desenvolver o seu trabalho, que é muito complexo, seus professores precisam de atualização constante, leituras, enfim de todo o tipo de informação, participar da evolução, do desenvolvimento do mundo, para que possam com segurança transferir esses novos conhecimentos com segurança para os alunos, de forma que consiga despertar neste a vontade de aprender.
A Formação Continuada deve ser um encontro entre professores, para que aconteçam os estudos, os esclarecimentos, a pesquisa e principalmente a troca de conhecimentos práticos e teóricos. Para que as formações evoluam e tenham um melhor resultado, os professores realizaram leituras prévias dos assuntos a serem tratados, dessa forma todos já teram interagido com o material, o que facilitará para a abordagem de um novo e mais seguro ponto de vista, proporcionando ao grupo docente uma bagagem de conhecimentos ainda mais produtivos.
Uma das prioridades da Formação é acrescentar, somar, mediar novos caminhos, na tentativa de encontrar novas soluções mais eficazes, que facilitem o aprendizado dos nossos alunos. É de suma importância, um estudo complexo sobre a avaliação, é através dela que diagnosticamos as dificuldades dos alunos, conhecer o aluno para conseguir ensinar e acompanhar o seu desenvolvimento individual, facilita a aprendizagem, afinal é um direito do aluno aprender, precisa de formação intelectual para crescer e se socializar.
Segundo Hoffmann:

Nenhum extremo é válido: considerar que sempre devemos dizer a resposta certa, para o aluno ou, do outro extremo, considerar que todo e qualquer erro que ele cometa tenha o caráter construtivo e que ele poderá descobrir todas as resposta.(Hoffmann, 2006, p. 88)




6. METODOLOGIA:

As Reuniões de Formação serão desenvolvidas de forma dinâmica, onde se fará uso de técnicas diferenciadas, incentivando o professor a buscar sempre mais conhecimento, através de leituras, pesquisas, palestras realizadas por profissionais de diversas áreas, momentos de discussões dirigidas e apontamento de soluções.
As reuniões acontecerão aos sábados pela manhã e nas sextas-feiras, onde serão aproveitadas as reuniões pedagógicas semanais.
As Formações serão registradas em ata, onde também ficará descrito o assunto que dará continuidade ao próximo encontro.

7. CRONOGRAMA:

ANOS INICIAIS:
DATA
HORÁRIO

TEMA
ACESSORIA
HORAS
16/03/12
15h15m as 17h15m
Projeto Bullying
Professora Daiana Fasolo
2
30/03/12
15h15m as 17h15m
Projeto Bullying
Professora Daiana Fasolo
2
14/04/12
07h30m as 11h30m
Análise de Práticas Pedagógicas
Professora Daiana Fasolo
4
13/04/12
15h15m as 17h15m
Análise de Níveis de Alfabetização
Professora Daiana Fasolo
2
28/04/12
07h30m as 11h30m
Construção dos Planos de Estudos
Professora Daiana Fasolo
4
04/05/12
15h15m as 17h15m
Avaliação: O que é avaliar?
Professora Daiana Fasolo
2
18/05/12
15h15m as 17h15m
Práticas para avaliar
Professora Daiana Fasolo
2
19/05/12
07h30m as 11h30m
Avaliação: O que fazemos?
Para que fazemos?
Professora Daiana Fasolo
4
01/06/12
15h15m as 17h15m
Análise da Metodologia
Professora Daiana Fasolo
2
02/06/12
07h30m as 11h30m
Avaliação e Práticas Pedagógicas

Palestrante (Tânia Fornari)
4
11/08/12
07h30m as 11h30m
Estudo do Desenvolvimento Cognitivo da Criança
Professora Daiana Fasolo
4
__
07h30m as 11h30m
Leituras de obras Pedagógicas
Professora Daiana Fasolo
4
20/10/12
07h30m as 11h30m
Seminário das Leituras
Professora Daiana Fasolo
4

ANOS FINAIS:
DATA
HORÁRIO

TEMA
ACESSORIA
HORAS
16/03/12
9h30m as 11h30m
Projeto Bullying
Professora Lidiane Tavares de Mattos Godinho
2
30/03/12
9h30m as 11h30m
Projeto Bullying
Professora Lidiane Tavares de Mattos Godinho
2
14/04/12
07h30m as 11h30m
Análise de Práticas Pedagógicas
Professora Lidiane Tavares de Mattos Godinho
4
28/04/12
07h30m as 11h30m
Construção dos Planos de Estudos
Professora Lidiane Tavares de Mattos Godinho
4
04/05/12
9h30m as 11h30m
Avaliação: O que é avaliar?
Professora Lidiane Tavares de Mattos Godinho
2
18/05/12
9h30m as 11h30m
Práticas para avaliar
Professora Lidiane Tavares de Mattos Godinho
2
19/05/12
07h30m as 11h30m
Avaliação: O que fazemos?
Para que fazemos?
Professora Lidiane Tavares de Mattos Godinho
4
01/06/12
9h30m as 11h30m
Análise da Metodologia
Professora Lidiane Tavares de Mattos Godinho
2
02/06/12
07h30m as 11h30m
Estudo do Desenvolvimento Cognitivo da Criança
Professora Lidiane Tavares de Mattos Godinho
4
A definir
07h30m as 11h30m
Avaliação e Práticas Pedagógicas

Palestrante (Tânia Fornari)
4
__
07h30m as 11h30m
Leituras de obras Pedagógicas
Professora Lidiane Tavares de Mattos Godinho
4
06/10/12
9h30m as 11h30m
Auto-estima
Pastor Davi
2
20/10/12
07h30m as 11h30m
Seminário das Leituras
Professora Lidiane Tavares de Mattos Godinho
4

8.BIBLIOGRAFIA:

COLLARES, C. A. L.; MOYSÉS, M. A. A.;GERALDI, J. W. Educação continuada: a política da descontinuidade. Educação & Sociedade, São Paulo, ano XX, nº 66, p.202-219, dez. 1999.
HOFFMAN, Jussara. Avaliação e Mediação. 20 ed. Porto Alegre, Mediação , 1996.
____________. Avaliar: Respeitar Primeiro, Educar Depois, 184 págs., Ed. Mediação,
LUCKSI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. 3 ed. São Paulo, Cortez, 1996.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos , Avaliação Educacional, 1993.
Parâmetros Curriculares Nacionais, 3 ed. Brasília, 200.


FORMAÇÃO EM INFORMÁTICA EDUCATIVA 2012:


PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA:
A INFORMÁTICA EDUCATIVA COMO AUXILIAR NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO


TEMA

A Informática Educativa como uma ferramenta para auxiliar no processo educativo.

JUSTIFICATIVA

A Secretaria Municipal de Educação, tendo em vista a importância e influência do avanço científico e tecnológico na formação integral dos sujeitos, têm possibilitado acesso as tecnologias de informação e comunicação – TICs, possibilitando inclusão digital, para a comunidade escolar, por meio dos recursos tecnológicos disponíveis nos laboratórios de informática das escolas da rede municipal de ensino.
Para isso, estabeleceu algumas diretrizes, tais como, a utilização de software livre, realização de cursos de formação continuada em informática educativa para professores da rede municipal de ensino, oficinas de Informática Educativa nas escolas, além de oferecer cursos de informática para comunidade nas férias ou à noite.
Assim, a EMEF Dyógenes Martins Pinto recebeu seu primeiro laboratório de informática no ano de 2007, que foi ampliado no ano de 2009. Desde sua implantação , o grande desafio é pensar uma utilização desses recursos na educação, com vistas a auxiliar o professor no seu fazer pedagógico e os alunos em seu desenvolvimento.
A realização desse curso de formação continuada para os professores da escola visa sensibilizar e motivar os professores na utilização dessas tecnologias, auxiliando no desenvolvimento das atividades didático pedagógicas, além de oferecer apoio técnico-pedagógico ao professor no planejamento das atividades a serem desenvolvidas nos laboratórios de informática, salientando que serão mais dinamizadoras quando servirem de apoio ao conteúdo curricular desenvolvido na sala de aula e promoverem melhorias no processo ensino-aprendizagem.
Visto que o Coordenador do Laboratório trabalha em regime de 20 horas em apenas um turno e a escola tem turmas nos três turnos, totalizando 60 horas, faz-se necessário uma formação para auxiliar especialmente aqueles professores que não contam com a ajuda direta do Coordenador do Laboratório.
Os alunos já sabem trabalhar com essas ferramentas, são considerados nativos dessa “era digital”, mas precisam direcionar esse saber para qualificar seu desenvolvimento, ao invés de fazer uso da internet e dos computadores apenas para entretenimento. Já os professores são considerados imigrantes nessa era, pois cresceram e fizeram sua formação inicial, em sua maioria, sem dominar esses conhecimentos tecnológicos, uma vez que eram pouco acessíveis.
Dessa forma, é de extrema importância essa adequação de saberes, onde os alunos deverão canalizar esse domínio sobre as tecnologias para a construção de conhecimentos significativos para seu desenvolvimento e os professores deverão conhecer essas tecnologias para saber mediar essa nova relação com o saber de seus alunos.
Assim, esse curso de formação continuada na escola se configura como uma valiosa oportunidade para que os professores se apropriem dessas tecnologias, saibam utilizá-las e possam planejar seu trabalho pedagógico fazendo uso dessas ferramentas tão atraentes para os alunos.

OBJETIVO GERAL

Possibilitar aos professores da escola um curso básico em informática educativa visando uma reorganização do fazer pedagógico por meio das tecnologias de informação e comunicação auxiliando na construção do conhecimento, com vista ao processo de inclusão social e profissional dos professores e alunos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Aprender os procedimentos básicos para a utilização do Laboratório de Informática.
- Conhecer os aplicativos e jogos existentes nos computadores.
- Conhecer os conteúdos pedagógicos do pacote Kelix (Kit escola livre), para situações de aprendizagem.
- Saber fazer uso dos aplicativos do BrOffice (writer, impress, calc, entre outros), como instrumentos que possibilitam a elaboração de atividades para construção do conhecimento.
- Conhecer e analisar os jogos da pasta Jogos em Flash.
- Conhecer e passar a fazer uso do blog da escola para dinamizar o processo ensino-aprendizagem e divulgar as atividades desenvolvidas.
-.Promover a inclusão tecnológica dos professores e alunos.
- Conhecer e saber usar o ambiente AVA/MOODLE.
- Desenvolver e socializar projetos usando os recursos tecnológicos para auxiliar no desenvolvimento dos conteúdos.


METODOLOGIA

O Curso acontecerá de forma semanal com duração de quatro horas cada. Para o desenvolvimento metodológico serão utilizados recursos como computadores, máquina fotográfica, projetor, entre outros.
As atividades serão realizadas coletivamente, cada professor terá a oportunidade de participar e aprofundar os conhecimentos adquiridos, desenvolver habilidades e competências ao explorar recursos tecnológicos, bem como compreender as possibilidades pedagógicas dos programas disponíveis e assim exercerem o papel de professores disseminadores desse processo de inclusão digital.
A socialização dos projetos acontecerá, por meio da apresentação dos trabalhos em um seminário e pela publicação desses no blog da escola.


REVISÃO DE LITERATURA

O uso das tecnologias no ensino é importante para a formação integral do educando, uma vez que vivemos imersos numa sociedade que sofre um processo acelerado de informatização. Nesse sentido, o papel da escola enquanto instituição responsável pela educação das novas gerações é a de realizar ações para efetivar o uso desses recursos.
Acredita-se que o trabalho escolar com uso de recursos tecnológicos, precisa contemplar atividades realizadas individual e coletivamente, possibilitando a participação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos, para o desenvolvimento de habilidades e competências ao explorar recursos tecnológicos, bem como compreender as possibilidades pedagógicas dos softwares disponíveis e assim exercer o papel de professor multiplicador desse processo de inclusão digital. A socialização das atividades acontece pela participação dos alunos no laboratório de informática das suas escolas, curso de formação em Informática Educativa para os demais professores, por meio de blogs e apresentação dos trabalhos em seminários.
O esforço coletivo para vencer obstáculos e construir mecanismos de articulação entre as tecnologias e o processo educacional são atos significativos com vistas a obter ganhos efetivos no processo ensino-aprendizagem, pois a escola é o ambiente que apesar das dificuldades enfrentadas, abarca um número considerável de informações culturais e apresenta um campo fértil para aprendizagens e interações, o que vem acordar com Valente (1998) quando afirma que “o uso da informática em educação não significa a soma de informática e educação, mas a integração dessas duas áreas” ( p. 3).
O advento da informatização nas escolas perpassa pelo caminho da construção de novas propostas pedagógicas que os educadores precisam elaborar de forma a contextualizar os conteúdos programáticos e propiciar ao educando a construção do conhecimento interdisciplinar. A ação do educador para que o processo educacional num ambiente informatizado venha contribuir para a formação integral do aluno precisa ser norteado por objetivos que auxiliem o educando a refletir sobre temas sociais, tais como o seu papel na sociedade, o compromisso com ações que viabilizam melhorar a qualidade de vida para todos os seres vivos, a construção de formas de aprendizagens no qual aprender seja significativo e qualitativo. Sabemos que o uso de tecnologias não é a solução para os problemas educacionais e sociais. Porém não é ignorando a tecnologia, que a escola estará isenta de sua responsabilidade.

CRONOGRAMA

DATA
HORÁRIO

TEMA
ACESSORIA
HORAS
05/06/12
19h as 23h
- Reflexão sobre Inclusão Digital e Informática Educativa
-Procedimentos básicos para usar o Laboratório de Informática
- Conhecer o Linux Educacional
- Edubar
- Auxílio no AVA/MOODLE
Professora Micheli Maraschin
4
19/06/12
19h as 23h
- BrOffice Writer
- BrOffice Impress
- Explorar sites e jogos na internet
- Auxílio no AVA/MOODLE
Professora Micheli Maraschin
4
03/07/12
19h as 23h
- Análise dos Jogos instalados nos computadores
- Análise e classificação dos jogos da pasta Jogos em Flash
- Auxílio no AVA/MOODLE
Professora Micheli Maraschin
4
17/07/12
19h as 23h
- Produção de projetos utilizando o computador para auxiliar na aprendizagem de sala de aula
Professora Micheli Maraschin
4
14/08/12
19h as 23h
- Seminário para apresentação e análise dos Projetos
Professora Micheli Maraschin
4

AVALIAÇÃO

      A avaliação do projeto se dará pelo envolvimento, interesse, freqüência e apresentação dos projetos desenvolvidos pelos professores, no final do curso.



Referência

SIVERIS, Marines. Projeto de formação continuada em Informática Educativa. SME, 2011.

VALENTE. José Armando. Formação de profissionais na área de informática em educação. 1998. Disponível em: <www.nied.unicamp.br/publicacoes/separatas/Sep7.pdf>. Acesso em: 06/03/2012



PROJETO ANTIBULLYING 2012:

PROJETO EDUCAR PARA A PAZ:
DIGA NÃO AO BULLYING

TEMA

Evitar a prática do bullying na escola.

JUSTIFICATIVA

Face à crescente violência praticada e reproduzida por crianças e jovens nas escolas e às consequências extremamente negativas disso para o desenvolvimento integral do educando e da sociedade de forma geral, está sendo desenvolvida no município de Passo Fundo uma Política antibullying.
A prática da violência física, verbal, psicológica e/ou virtual de forma intencional e repetida se configura como bullying, termo que deriva do inglês “bully”, valentão ou agressor. A pobreza, a drogadição, a criminalidade, a banalização da violência e a falta de limites e ética se constituem em situações sociais que favorecem a prática do bullying.
A violência nas escolas é um problema social grave e complexo, com desdobramentos em diversas áreas, exigindo não mais projetos isolados, mas sim uma política pública séria e duradoura que integre ações em diversas áreas para combater a violência juvenil.
Considerando que estamos vivenciando momentos de extrema violência, não só no âmbito escolar, mas em todos os segmentos da sociedade, há a necessidade de buscar alternativas de prevenção e combate à essa violência. A prática do bullying está se tornando corriqueira no meio escolar, as agressões físicas e psicológicas a que os agressores submetem suas vítimas estão tomando grandes proporções e as consequências são desastrosas.
Sendo a escola um espaço que deve enfatizar, além da transmissão dos saberes construídos ao longo da história da humanidade, o resgate de valores, o incentivo à solidariedade, a busca da cidadania, a valorização da vida e a cultura de paz, é importante que esta não se omita diante de situações tão degradantes e traumáticas causadas pela falta de limites e da falta de valores.
Muitas vezes, a família passa para a escola a responsabilidade de instruir e de educar os filhos, esperando que os professores transmitam valores morais, princípios éticos e padrões de comportamento e de convivência social. A escola, por sua vez, afirma que o êxito no desenvolvimento depende da atuação e da participação da família, a qual precisa estar atenta a todos os aspectos do desenvolvimento de seus filhos. Assim, tecer uma relação mais próxima com a família, baseada na cooperação mútua, definindo papéis e responsabilidades é necessário para validar as ações do projeto.
As ações pedagógicas antibullying sugeridas pela Política Pública de Combate ao Bullying a serem desenvolvidas na escola são simples, mas de grande importância, devendo ser incluídas no cotidiano da escola como temas a serem debatidos e refletidos por toda a comunidade escolar de forma constante.


OBJETIVO GERAL

Minimizar ou abolir as práticas de bullying pelos alunos através da sensibilização para esse tema, considerando que o respeito, a afetividade e os limites são os pilares dessa mudança de comportamento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Analisar a problemática do bullying e como isso reflete no desempenho escolar e na vida dos alunos.
- Compreender os motivos que levam à prática do bullying e as formas de combatê-lo.
- Resgatar o verdadeiro significado de estar na escola e internalizar as normas desta.
- Promover a socialização dos alunos de forma harmônica, semeando a paz e a tolerância, buscando uma aprendizagem mais humana.
- Conhecer e valorizar as diferenças de forma a respeitar o outro buscando um desenvolvimento pleno e afetivo.
- Sensibilizar os alunos a fim de construir um ambiente em sala de aula mais afetivo, fraterno e feliz.
- Resgatar valores fundamentais para um desenvolvimento afetivo e moral saudável, como o respeito, a ética, a afetividade, a amizade e a cooperação.
- Valorizar o ser humano, resgatando a importância das virtudes, que devem ser ensinadas e partilhadas, levando à sensibilização enquanto cidadão.
- Envolver a comunidade escolar no diagnóstico e na implantação de ações de redução do comportamento agressivo, intimidante e discriminatório.
- Promover a cultura de paz.
- Orientar as vítimas de bullying, bem como os autores e as famílias de como agir diante dessa situação.
- Registrar as práticas de bullying para que possam ser resolvidas, de forma coletiva e com a ajuda de especialistas, com o mínimo de prejuízos para as vítimas.


METODOLOGIA

O projeto foi iniciado com uma formação inicial realizada pelo professor Ginez Leopoldo Rodrigues de Campos, que continuará através de pesquisas bibliográfica e etnográfica de caráter qualitativo. Esta investigação descortinará o contexto real da escola frente a essa problemática.
Neste projeto também serão realizadas palestras com pais e alunos para explicar e sensibilizar a comunidade quanto à temática.
Também serão realizadas reuniões para definir as estratégias usadas no combate ao bullying e as atividades coletivas e para cada turma, de forma interdisciplinar, sendo que as ações devem se estender até o final do ano letivo.


ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NAS TURMAS DE ANOS INICIAIS

  1. MASCOTE

    1. Escolha do mascote do projeto, um urso panda com óculos e remendos, que representa a força e ao mesmo tempo ternura e proteção. O nome do mascote será escolhido através de votação entre os estudantes.


  2. FILMES

_ Irmão Urso 1 e 2: Retrata a história de três irmãos que tem suas vidas transformadas após um acidente, mas o irmão mais novo culpa um urso e sai em busca de vingança, matado-o. Para ensinar-lhe que isso é errado o irmão mais velho o transforma em urso. Nessa nova condição ele conhece e fica muito amigo de um ursinho que lhe ensina o valor da bondade, do respeito,da amizade e do amor. Ao descobrir que os ursos são criaturas bondosas e afetivas, ele se dá conta que o urso que ele matou era a mãe do seu amiguinho, desencadeando sentimentos de arrependimento e de perdão.

      _ Toy Story 3: Retrata a história de um grupo de brinquedos que se sentem desprezados porque seu dono cresceu e não brinca mais com eles. Assim, vão parar em uma creche onde passam por diversos perigos planejados por um ursinho que de tanto alimentar mágoas e ressentimentos se tornou malvado. Eles conseguem se salvar graças à forte amizade que os unia, fazendo com que eles percebessem que eram amados por seu dono que acaba por doá-los a uma menina muito amorosa que cuidará bem deles.
      Esses filmes tratam a problemática da violência, da vingança e do bullying de forma acessível e de fácil compreensão para as crianças. Após assistir aos filmes, fazer uma reflexão com os alunos sobre a família, a amizade, o respeito,a humanidade, o perdão, a natureza, os animais, a vingança, etc.
      A maneira como esses temas serão abordados fica a critério de cada professor.

    1. CONTOS

        _ O ursinho desbocado: Da autora Jaqueline Korman, fala sobre um ursinho muito mal educado, que tratava com desrespeito seus amigos , colegas e a professora até que aprende que o respeito e o perdão são essenciais para a felicidade. Aborda a importância da escola, da professora, dos colegas e da família. Trabalha com sentimentos de perdão, amor e arrependimento, bem como hábitos e atitudes positivas.
        _ Amizade, quanto mais melhor: Da autora Heather Henning, retrata o trabalho do pônei da amizade, que ao se deparar com um esquilo triste porque ninguém iria à sua festa de aniversário, ajuda ele a fazer mais amigos no bosque,mostrando que a felicidade está ligada à amizade. Aborda a importância da amizade e da união para realizar sonhos e objetivos.
        _ O jardim de cada um: Da autora Nye Ribeiro, retrata a vida de uma menina que vive sempre feliz porque ela tem no coração um grande jardim, onde planta tudo de bom: amor e respeito pela família, amigos, animais e natureza, regando tudo isso todos os dias do seu jeitinho. Aborda valores como a amizade e o respeito. Aborda de forma bem explícita a importância do respeito e da amizade.
        Esses livros trabalham com assuntos como violência, vingança e bullying de forma acessível e de fácil compreensão para as crianças. Propiciam uma reflexão sobre valores fundamentais para uma boa convivência. A maneira como esses valores serão abordados fica a critério de cada professor.

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NAS TURMAS DE ANOS FINAIS

  1. TEXTOS

    Textos, poesias, mensagens e fábulas sobre a temática e sobre os valores fundamentais.

  2. FILMES:
- Bang bang! Você morreu;
- Em um mundo melhor;
- Bullying: mais sério do que se imagina;
- O primeiro da classe;
- Diário de um banana;
- Como estrelas na Terra – Toda criança é especialistas
      Esses filmes tratam a problemática da violência, da vingança e do bullying de forma acessível e
      de fácil compreensão. Após assistir aos filmes, fazer uma reflexão com os alunos sobre a família, a amizade, o respeito,a humanidade, o perdão, a vingança, etc.
      A maneira como esses temas serão abordados fica a critério de cada professor.

    1. LIVROS

      - A Face Oculta;
      - Manual Antibullying, de Gustavo Teixeira;
      - Bullying escolar: Perguntas e respostas, de Cleo Fante e José Augusto Pedras;
      - Bullying – Mentes perigosas nas escolas, de Dra Ana Beatriz;
      - Diga não ao Bullying – Programa de Redução do Comportamento Agressivo entre Estudantes, de Aramis A. Lopes Neto e Lúcia Helena Saavedra.
Esses livros trabalham com assuntos como violência, vingança e bullying de forma acessível e de fácil compreensão. Propiciam uma reflexão sobre valores fundamentais para uma boa convivência. A maneira como esses valores serão abordados fica a critério de cada professor.

    1. ATIVIDADES
      - Discussão sobre as necessidades básicas do homem: comportamento, respeito e convivência;
        - Debate sobre bullying;
        - Palestras;
        - Produção de textos;
        - Relatórios e ilustrações;
        - Dramatizações;
        - Confecção de folderes;
        - Dinâmicas;
        - Entrevistas;
        - Correio Elegante;
        - Confecção e exploração de cartazes, figuras e mensagens;
        - Confecção e apresentação de slides;
        - Jogos educativos e cooperativos;
        - Realização de pesquisas;
        - Reuniões coletivas: pais, alunos, funcionários e professores.
      TÉCNICAS PARA TRABALHAR A AFETIVIDADE

        _ Técnica do abraço: Ao som de uma música suave, pedir para que os alunos andem pela sala em silêncio enquanto a professora dá as orientações de abraçar um amigo,abraçar seu melhor amigo, abraçar o colega que está à sua direita,à sua esquerda, etc.

_ Técnica da qualidade: Todos escrevem uma qualidade e em uma folha de ofício e colam nas costas do colega. Ou ainda, ao som de uma música suave, os alunos andam pela sala com uma folha de ofício colada nas costas e cada vez que a música para eles tem que escrever uma qualidade na folha do colega mais próximo.

_ Amigo Oculto: Organizar brincadeiras de amigo oculto,com caixinha e mural para recadinhos, sendo que ao invés de presente eles troquem cartinhas, recadinhos, desenhos, dobraduras, modelagens, etc.

_ Semeando a amizade: Em um vaso semear sementes simbolizando bons sentimentos. Cuidar dessas sementes e falar sobre esses sentimentos durante o processo.

_ Recreio colorido: Dividir a turma em grupos de quatro colegas, unidos por cartões da mesma cor. Sugerir que no recreio eles fiquem brincando com os colegas que tem o cartão da mesma cor, fazendo assim com que as crianças aprendam a conviver com todos e não apenas com os amigos com os quais tem mais afinidade.

_ Cantinhos afetivos: murais para que as crianças fixem recadinhos e desenhos para os colegas. Observar para que ninguém se sinta excluído, sugerir a troca entre os colegas da fila do fundo com a da frente, da esquerda com a direita, etc.

_ Galeria do “Posso, não posso”: pintar duas telas,uma expressando coisas que pode fazer e outra as que não pode. Depois cada aluno fala sobre suas telas que serão expostas na sala de aula, assim, a professora monta o cartaz de regras que eles mesmos definiram, aumentando seu comprometimento.

_ A árvore da Vida: em uma reunião com os pais pedir para que cada um escreva uma mensagem de afeto para seu filho, mas não identifique nem com seu nome nem com o da criança. Essa mensagem será colocada em um balão verde e colada na parede acima do desenho de um tronco de árvore, simbolizando as folhas. No outro dia explicar aos alunos o “presente” deixa do pela família para eles. Tomar o cuidado de repor os balões e mensagens daqueles pais que faltaram à reunião para que ninguém fique sem seu “presente”. Como não estão identificadas, todas as mensagens serão lidas para servir de incentivo pra os colegas. Essas mensagens poderão ser fixadas na árvore no lugar dos balões para serem relembradas diariamente.

_ Dinâmica das Flores: fazer dobraduras ou desenhos de flores diferentes (rosas, margaridas, tulipas, etc) e dar para um colega, evidenciando que mesmo sendo diferentes as flores enfeitam e agradam da mesma forma.

_ Dinâmica dos bichos: semelhante à dinâmica das flores, mas trocando desenhos e dobraduras de animais. Evidenciar as qualidades de cada um que os tornam únicos.

_ Dinâmica do Afeto: formar um círculo na sala de aula e passar um ursinho de pelúcia para que eles peguem, olhem, acariciem... Pedir para que eles verbalizem os sentimentos despertados pelo bichinho. Depois pedir para que ele faça o mesmo gesto de carinho para o colega da frente, da esquerda, da direita, etc.
AVALIAÇÃO

A avaliação do projeto será realizada no decorrer das atividades, exigindo uma observação atenta de cada aluno, especialmente daqueles envolvidos em casos de violência. O professor deverá anotar os avanços e as dificuldades encontradas durante as ações do projeto, bem como as dúvidas, críticas e sugestões que partirem dos alunos e famílias, para que se possa repensar as ações a tempo de melhorar o próprio projeto.
Todas as atividades desenvolvidas com os alunos e por eles serão avaliadas. Após cada tema, no final de cada trimestre haverá um debate com os alunos para avaliar os avanços quanto aos objetivos do projeto. Também serão realizadas auto-avaliações, para que os alunos assumam responsabilidades.

PREFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96. Brasília, 1996.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069/90. Brasília, 1990.

Materiais do Programa Municipal de combate à Violência e de Redução do Comportamento Agressivo no Ambiente Escolar “Diga Não ao Bullying”, da SSP de Passo Fundo,RS.

FANTE, Cleo; PEDRAS, Josè Augusto, Bullying escolar: Perguntas e resposta.

HENNING, Heather. Amizade, quanto mais melhor. São Paulo: ABCPRESS, 2006.

KORMAN, Jaqueline. O ursinho desbocado. Passo Fundo: Tribos, 2008.
SILVA, Ana Beatriz B. Bullying – Mentes perigosas nas escolas. Objetiva. Rio de Janeiro, 2010.

NETO, Aramis ª SAAVEDRA, Lúcia Helena. Diga não ao Bullying – Programa de Redução do Comportamento Agressivo entre Estudantes. Passo Fundo, 2008.

RIBEIRO, Nye. O jardim de cada um. Campinas: Papirus, 2002.

TEIXEIRA, Gustavo. Manual Antibullying.
Sites diversos da internet.










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