Programa Mais Educação



          O Programa Mais Educação, criado pelo MEC, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades pedagógicas no turno inverso. Na nossa escola essas atividades envolvem meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde.
O programa tem como objetivo melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada. Por esse motivo a área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), situadas em capitais e regiões metropolitanas.
Assim, nossa escola participa desse programa oferecendo aos alunos oficinas de basquete, dança, capoeira, xadrez, informática educativa e letramento. Os alunos passam dois turnos na escola, um na aula regular e o outro nas oficinas. Esse tempo a mais de permanência no ambiente escolar tem se mostrado muito importante na melhoria dos processos educativos.