Eventos

FESTEJOS FARROUPILHA 2015

O tema de 2015 dos Festejos Farroupilhas foi ‘O campeirismo gaúcho e sua importância social e cultural’. De autoria de Fabiano Vencato, da 12ª Região Tradicionalista, e com relatoria de Iara Rott e Lucas Dayran Vieira, a proposta foi apresentada e aprovada no 63º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado em Uruguaiana.
Na escola, o Projeto realizado na Quinzena Farroupilha teve como tema “Resgatando a Tradição”, que chega em 2015 à sua 6ª edição. Os objetivos desse trabalho são:

- Despertar o interesse e o gosto pela tradição gaúcha;
- Conscientizar os alunos sobre a importância de manter viva a noss cultura;
- Cultivar e propagar as manifestações artísticas, culturais e intelectuais do nosso Estado;
- Reconhecer a necessidade de preservar a cultura gaúcha;
- Perceber que cultivar a tradição ajuda na formação moral, ética, intelectual, bem como no resgate da auto-estima dos educandos;

As atividades se iniciaram na manhã do dia 08/09 com um delicioso café de Chaleira no CTG do SIMASSO. 
No dia 09/09 foi realizada a abertura da Semana Farroupilha na escola, com a presença de autoridades, convidados e comunidade escolar, embalados por música ao vivo e trovadores.
Durante as tardes, as turmas dos Anos iniciais fizeram mateadas, contação de histórias e lendas gaúchas.
Também até o dia 18/09 ocorre o concurso de cartazes sobre as Lendas Gaúchas para alunos dos Anos Finais. 
Na tarde de 15/09 a escola fez uma grande festa para mostrar o empenho e a participação os alunos no Concurso da Prenda e Peão Farroupilha, nas categorias mirim e juvenil. 
Participaram da festa como jurados a Sra Guacira Rossano, a Srta. Michele Calônego, 2º lugar no ENART, fase regional, na Declamação, representando o Departamento Tradicionalista do Clube Juvenil.
Também se fez presente como jurado a Srta Aliesca Andrade, representando o CTG Lalau Miranda; a Srta Thainá de Moura, representando a Invernada de Danças e o Ensino Médio da EEEM Cecy Leite Costa e a Srta Jéssica de Mattos, 3ª Prenda Juvenil do CTG Rincão Serrano.


Formatura EJA 2015/1


Na noite de 16/07 a escola celebrou mais uma formatura de turma de 6ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos, EJA. A cerimônia contou com a presença dos alunos, professores, funcionários e familiares, além da coordenadora da EJA na SME, professora Lidiane Guerra. A turma escolheu como madrinha a professora Jéssica Viana Vargas e como paraninfa a professora Josiane Quevedo. Parabéns aos formandos pela conquista!! O mundo os espera para ajudar a fazer a diferença!!



FESTA JUNINA 2015

Após trabalhar as questões referentes às tradições religiosas, históricas e regionais das festas juninas a escola celebrou a data com uma festa muito animada, com quadrilha, brincadeiras, o tradicional brechó e comidas típicas.


DIA DAS MÃES 2015

Esse ano a escola preparou uma noite de homenagens, brincadeiras e premiações para as mães. Depois for servido um delicioso chá com bolos, salgadinhos e doces.


FESTA DE PÁSCOA 2015

Esse ano a comemoração da Páscoa foi um momento de reflexão e espiritualidade. Foram feitas apresentações artísticas e a partilha do pão.


FORMATURA 9º ANO EF E 6ª ETAPA DA EJA 2014


A noite de 16 de dezembro de 2014 ficou marcada na história da escola com Formatura da turma de 9º Ano do EF e a 6ª Etapa da EJA. Com a presença de pais, colegas, funcionários, professores e amigos os alunos formandos fizeram suas homenagens aos professores, especialmente ao professor Ademilson Facco e Josiane Quevedo, paraninfos das turmas.
Parabéns!!
“Algum tempo talvez pouco tempo juntos
Na escola aprendemos, ensinamos
Concluimos um degrau da escada, mas vamos subir ainda mais
Como fosse ontem tenho em minha mente
Amizades que formei tão de repente
Professores e amigos que não quero esquecer jamais
Daqui pra frente
Um novo recomeço e a saudade desse tempo que não vai voltar
Daqui pra frente
A nossa formatura, mas a nossa amizade continuará
Daqui pra frente
Muita coisa a gente ainda tem para conquistar
Daqui pra frente
Muita coisa a gente ainda tem para conquistar
Tudo que aprendemos é nossa bagagem
Nessa longa estrada da nossa viagem
O conhecimento é base pra quem sabe aonde quer chegar
Foi com Deus e foi por Deus que aqui chegamos
E com ele siga em busca dos teus sonhos
Não podemos desistir, há muito chão ainda pra pisar
Daqui pra frente
Eu vou sentir saudades e confesso, na verdade posso até chorar
Daqui pra frente
Eu vou lembrar da gente em cada minuto nosso aqui eu vou guardar
Daqui pra frente
Só espero que a gente vá se reencontrar



Inauguração da EEEM Profª Meibe Ribeiro



Nessa manhã do dia 18/11/14 aconteceu a inauguração da tão sonhada e esperada escola de Ensino Médio no Bairro Integração.
Após anos de lutas e tramites legais foi autorizado o funcionamento da EEEM Profª Meibe Ribeiro que irá oferecer a continuidade da educação dos jovens do bairro.
O Ensino Médio vai funcionar provisoriamente no prédio da EMEF Dyógenes Martins Pinto no turno da noite até o governo do Estado construir o predio próprio no bairro.
Obrigado e parabéns a todas as pessoas que contribuiram para essa realização, especialmente ao amigo da escola Saul Spinelli e a Silvana Maira Rosa.



PROJETO INTERDISCIPLINAR
Drogas: Nem se apresente!

Esse ano o tema escolhido para a Formação Continuada dos professores dos Anos Finais foi o trabalho com projetos, demonstrando uma vontade dos docentes em usar dessa metodologia de trabalho. Assim, foram feitos estudos de vídeos e textos sobre essa temática e um estudo aprofundado do livro "Transgressão e mudança na educação" de Fernando Hernández. 
Dessa forma foram escolhidos 5 temas de interesse dos alunos que foram colocados para votação.  O assunto drogas recebeu o maior número de votos, sendo importante um trabalho de esclarecimento e prevenção nessa comunidade que sofre com os malefícios, principalmente sociais e psicológicos, decorrentes dessa epidemia que já se tornou um problema social gravíssimo sem fronteiras.
O trabalho foi sendo estruturado a partir dos estudos e cada professor trabalhou aspectos do tema geral de acordo com as especificidades de sua disciplina. Todos esses estudos e trabalhos realizados culminaram na I Mostra Interdisciplinar, evento no qual foram compartilhadas as aprendizagens de cada turma, com o apoio e ajuda do Sargento Lúcio Alebrant do PROERD.
Parabéns aos alunos, professores e comunidade pelo excelente trabalho desenvolvido! 
"Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda." Paulo Freire







DIA DAS CRIANÇAS 2013

A semana das crianças foi um evento muito especial esse ano aqui na escola.
A cada dia os professores prepararam uma surpresa diferente para os alunos aproveitarem essa fase tão divertida da vida.
Teve festa, cabelo maluco, gelatina mini-saia, dim-dim, pula-pula, lanches especiais e passeio ao cinema!!
Parabéns crianças!!





SEMANA FARROUPILHA 2013

"Mas não basta pra ser livre
ser forte, aguerrido e bravo.
Povo que não tem virtude
acaba por ser escravo."
De 10 a 19 de setembro de 2013 a escola honrou nossas raízes através do resgate e vivência das nossas tradições! Com a temática "O Rio Grande do Sul no imaginário social", os alunos relembraram episódios da nossa história e apreciaram delícias típicas, café de chaleira, mateada e a boa música gaúcha. Cada turma ficou responsável por fazer uma apresentação artística a cada dia, abrilhantando os festejos farroupilhas com declamações de poesias, danças folclóricas, teatros, trovadores e chuleadores. A culminância da Semana Farroupilha aconteceu no dia 19, com a escolha da Prenda e do Peão para os adolescentes, sendo os vencedores a aluna Fernanda Vieira Gonçalves do 8º Ano e o aluno Andrew Lucas Meira da 8ª série; e da Prendinha e do Piazito para as crianças, sendo vencedores Thaís da Silva de Farias e Lucas Moraes de Lima do 5º Ano. Nesta noite também aconteceram apresentações artísticas dos Anos Iniciais e Finais e um divertido fandango animado pelo Carlinho do Acordeon e Canhoto de Guerra.
Agradecemos o empenho e dedicação de toda comunidade escolar, em especial aos professores organizadores: José Souza, Denise Gomes, Marines Casagrande e Stelamaris Godinho.








FESTAS DE AGOSTO

Todo mês de Agosto é uma loucura aqui na escola!! Comemoramos o Dia do Estudante, o Dia dos Pais, o aniversário de Passo Fundo e o Aniversário da Escola.
Este ano a escola completou 14 anos de dedicação à comunidade do Bairro Professor Schisler e bairros vizinhos.
As festividades esse ano envolveram apresentações artísticas, trabalhos maravilhosos realizados em sala de aula e uma gostosa festa na escola.
Parabéns à toda comunidade escolar e muito obrigado à equipe da escola por sempre enaltecer nossos eventos com dedicação e comprometimento!!


Hoje nossa escola está completando 14 anos de educação no bairro Professor Schisler!!

Parabéns aos nossos alunos, razão de ser da escola!!!

Parabéns às famílias que sempre nos apoiaram!
Parabéns aos funcionários, que estão sempre zelando pelo nosso bem estar!
Parabéns à equipe diretiva, a vice-diretora Marilza Catapan, as coordenadoras do diurno, Daiana Fasolo e Lidiane De Mattos Godinho, a coordenaora da EJA e orientadora educacional Ana DMathias que se comprometem com a escola na luta de transformar a vida dos alunos!
Parabéns à coordenadora do Projeto Mais Educação Denise Eloi De Moura Gomes, que ajuda nossas crianças a ampliarem seus horizontes!
Parabéns à diretora Silvana Maira Rosa, que trata essa escola como seu lar e sua família. Se doa sem medidas para que esse seja um espaço digno da comunidade a que serve!
Parabéns ao amigo e principal incentivador da escola, Saul Spinelli, que sempre lutou pela escola!
Parabéns especial a todos os professores, que diariamente guiam os alunos pelo caminho do saber, da cidadania e do bem. São como anjos que ajudam nossas crianças a acreditarem em si mesmas e a sonhar!!
Parabéns e obrigado a todos por construirem nossa história de transformação social a cada amanhecer há 14 anos!!





FESTA NO ARRAIAL DO DYÓGENES

No dia 08/06 aconteceu a Festa Junina da escola. Teve muita brincadeira, Casamento Caipira, Recadinho Caipira, Caça ao Tesouro e muitas delícias típicas para comer e beber!!
Parabéns a todos professores e funcionários pelo empenho e ededicação!!
ÓIA AS FOTO, SÔ!!!!!!

Muito lindas essas caipirinhas!! Obrigado pela visita, Professor Edemilson Brandão!

Brechó e quadrilha

Casamento caipira e brincadeiras



 Dia das Mães 2013

No dia 04/05 aconteceu uma linda festa em homenagem ao Dia das Mães. Foram feitas homenagens e brincadeiras nessa linda manhã. Muitas mães estavam presentes e foram recepcionadas com um gostoso café da manhã preparado com carinho pelos professores e funcionários.
Parabéns a todas as mães!!

 
Todos ajudaram na preparação! Parabéns!!

Refeitório preparado e decorado ara a recepção das mães.

Salão lindo e lotado!

Homenagens e brindes para as mamães.

Homenagens e brindes para a mamãe de mais idade e a mais nova.

Muitas brincadeiras e danças. Teve até mãe cantando e declamando poesia. Parabéns!!





Parabéns à toda equipe da escola por fazerem desse dia um momento lindo!


PÁSCOA 2013

A Celebração de Páscoa foi um momento muito bonito esse ano. Os Anos Iniciais fizeram apresentações no Ginásio e os Anos Finais utilizaram o salão. Houve muita participação e empenho de todos nesse momento de reflexão. 









SEMANA FARROUPILHA 2012

A semana Farroupilha foi um acontecimento memorável na Escola Dyógenes!!
Os alunos tiveram oportunidade de resgatar e conhecer melhor nossa história, nossos costumes e tradições. No dia 11/09 deu-se início oficialmente à Semana Farroupilha, com um vídeo e explicações acerca da história, da guerra e do feriado do dia 20 de setembro.


Na quinta-feira, dia 13/09 a professora Ana Paula e as turmas de 8ª Série apresentaram um vocabulário poético sobre o Chimarrão.
No dia 14/09, sexta-feira, a professora Marinês e a turma 71 apresentaram a história do chimarrão e ensinaram aos demais alunos como preparar um gostoso chimarrão. Já a turma 72,com a professora Elisabete, apresentaram Ditos Gaúchos.
Na segunda-feira, 17/09, a professora Stelamaris e a turma do 6º no B apresentaram Poemas Gaúchos.
No dia 18/09, terça-feira, a professora Daniela apresentou com a turma do 6º Ano A um teatro sobre a Lenda da Erva Mate. Também a professora Ana Paula com o 7º Ano A apresentaram a dança da Meia-Canha.
Durante toda a semana os alunos puderam estudar mais profundamente, em todas as disciplinas, nossos costumes e tradições. Puderam ouvir e dançar nossas músicas e tomar um gostoso chimarrão. Também foi construído um galpão de costaneiras,simbolizando nosso respeito e amor pela cultura gaúcha. Parabéns a todos que ajudaram e trabalharam para que nosso galpão finalmente se tornasse uma realidade!!!
As atividades tiveram culminância no dia 19/09, com apresentações artísticas dos alunos, trovadores e um gostoso café de chaleira para toda a comunidade escolar. Também estiveram presentes em nossa festa a envernada artística do DTG do Simpasso.
Foi realizada a escolha da prenda e do peão da Escola Dyógenes após um lindo desfile. Também houve a declamação da poesia "A Gauchinha" pela prenda Bárbara Vitória, do Departamento Tradicionalista do Clube Recreativo Juvenil. Logo em seguida a festa continuou com um fandango animado por Carlinhos e Canhoto de Guerra!!






SEMANA DO MUNICÍPIO, ANIVERSÁRIO DA ESCOLA E DIA DOS PAIS 2012


A primeira quinzena do mês de Agosto foi agitada na Escola Dyógenes! Muitas comemorações no mesmo período exigiram que a escola se organizasse e trabalhasse de forma interdisciplinar para que fossem trabalhados o aniversário de 155 anos de Passo Fundo, o Dia do Estudante, os 13 anos da Escola e o Dia dos Pais. 
As turmas dos anos iniciais fizeram diversos trabalhos artísticos, envolvendo pinturas, colagens, modelagens e reconto de histórias. As turmas dos Anos Finais participaram de uma gincana que envolvia todos os temas para que as equipes pesquisassem e redescobrissem nossa história. 
As atividades tiveram culminância no sábado, 11/08,  com a festa do Dia dos Pais, onde se fizeram presentes um grande número de pais e familiares dos alunos, que prestigiaram o final da gincana e apresentações artísticas das crianças.
Parabéns a toda comunidade escolar que se envolveu e se comprometeu com as atividades dessa quinzena tão especial!!




Esse vídeo é sobre a lenda da Mãe Preta que a professora Josiane, da turma 33, encontrou no site YOUTUBE. Além da lenda esse belo vídeo traz também a música. Assistam e compartilhem!!





SEMANA DO MEIO AMBIENTE


Durante a Semana do Meio Ambiente, que ocorreu de 04 a 08/06, os professores desenvolveram trabalhos de conscientização sobre o meio ambiente. Esses trabalhos culminaram com uma caminhada pelas ruas do bairro com os alunos levando placas educativas construídas por eles.







CULMINÂNCIA DO PROJETO BULLYING ANOS FINAIS


O projeto está sendo desenvolvido na escola durante o ano de 2012, tendo como base Política Pública de Combate à Prática do Bullying nas Escolas do Município de Passo Fundo. Ao final de cada trimestre é realizada a culminância das ações planejadas. A culminância do 1º trimestre foi realizada no dia 06/06 com apresentações artísticas de dança, canto, poesia e uma exposição de livros e bonecos confeccionados pelos alunos contando histórias fictícias de personagens que sofreram bullying.








DIA DAS MÃES

Neste dia 30 de abril foi realizada uma homenagem para as mães dos alunos. As mamães foram recepcionadas no salão, onde assistiram a uma linda mensagem.



Depois participaram de 3 oficinas:
Oficina de Tricot, com a mãe da professora Stelamaris, onde as mães aprenderam a fazer os pontos básicos e uma linda flor.




Oficina de Maquiagem, com a professora Maristela, onde ela ensinou as mães a fazer uma maquiagem leve e delicada para o dia e para a noite. Duas mães ganharam um make de presente!!





 Oficina de Culinária, com a professora Ida,onde aprenderam a fazer um gostoso patê e uma torta de bolacha deliciosa.



Os alunos dos anos iniciais prepararam muitas surpresas e presentes para as mamães durante a semana, como as lindas flores de fuxico da turma 31, da prô  e os pães feitos pela turma 21, da prô Jéssica.












SENID


Nos dias 16,17 e 18 de abril ocorreu o SENID, 1º Seminário Nacional de Inclusão Digital.Este evento possibilitou reflexões sobre o uso da informática na educação.
Na tarde do dia 17, ocorreu a final do campeonato de Frozen Bubble, do qual participaram os alunos Juliano Martins e Miquéias Rodrigues. Eles não se classificaram, mas estão de parabéns pelo esforço. Eles aproveitaram a tarde para conhecer o Espaço Games, onde puderam jogar XBOX, lego educativo e de quebra, dar uma voltinha no carro elétrico desenvolvido pelo projeto de robótica da Escola Marista de Santa Maria.






CELEBRAÇÃO DE PÁSCOA


        Nesse dia 05/04 aconteceu, nos três turnos, a Celebração de Páscoa. Foi um momento de reflexão sobre o sentido da Páscoa e de apresentações artísticas dos alunos. 
        Estavam muito lindas, parabéns aos alunos e professores pelo comprometimento!!













REUNIÃO DE PAIS


       Na manhã do dia 03 de março, sábado, foi realizada na escola a primeira reunião com as famílias dos alunos. Nessa reunião foram apresentados os professores, as normas da escola e o calendário escolar. Muitos pais e mães participaram desse momento tão importante na escolarização dos filhos, pois é com a participação e colaboração de todos que uma escola é feita.
          Logo após, o Professor Ginez Leopoldo apresentou para a comunidade a Política Pública de Combate à Prática do Bullying nas Escolas do Município de Passo Fundo.Em sua fala ele explicou o que é e as consequências do bullying, uma prática violenta que infelizmente é comum no cotidiano das escolas. Também foram explicadas aslinhas gerais do projeto que a escola vai desenvolver baseado nessa política.





VOLTA ÀS AULAS


          No dia 24 de fevereiro todos os professores da Escola Dyógenes participaram da 1ª reunião pedagógica do ano de 2012. Depois das boas vindas e da recepção dos professores novos foi  apresentada a professora Daiana Zanette Fasolo em sua nova função como Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais.


             Depois de uma atividade descontraída, os professores planejaram o calendário escolar e as principais questões quanto ao planejamento do ano letivo.





1º ANO DE SALA NOVA



Em dezembro a escola ganhou uma sala modelo para o 1º ano!!
A Escola de Arquitetura e Urbanismo da IMED promoveu no ano de 2011 o 1º Mutirão IMED do Dia do Arquiteto e Engenheiro, com a proposta de realizar uma ação social todo ano, demonstrando à sociedade as áreas em que atuam estes profissionais.
Assim, professores e alunos da IMED elaboraram um projeto de arquitetura de interiores para melhoria da sala do primeiro ano da nossa escola. A transformação do espaço foi finalizada e inaugurada no dia 15 de dezembro.
A ideia do Mutirão é a cada ano desenvolver uma ação social que demonstre à sociedade as áreas em que atuam os profissionais de Arquitetura e Urbanismo, e ao mesmo tempo leve a boa arquitetura ao maior número de pessoas.
O 1º Mutirão IMED do Dia do Arquiteto e Urbanista contou com a colaboração de empresas parceiras das áreas de brinquedos, construção civil e arquitetura de interiores que doaram o material para a reforma.
A sala ficou linda, muito funcional e facilitará o trabalho das professoras, bem como encantará aos alunos, que se sentem mais motivados em um ambiente pensado pedagogicamente.



FESTIVAL DE TALENTOS


          Essa semana foi muito agitada na escola, com muitas datas especiais para comemorar: Dia do Estudante (11/08), aniversário de Passo Fundo (07/08), aniversário da escola (09/08) e dia dos Pais (14/08). Como parte das festividades aconteceu o Festival de Talentos, onde alunos e professores puderam demonstrar seus talentos em artes plásticas, teatro, dança e canto.
          As apresentações realizadas na sexta e no sábado, dias 12 e  13 de agosto, foram marcadas pela criatividade e comprometimento. Parabéns a todos!!













JOGOS INTER SÉRIES

          Aconteceram nessa semana os jogos inter séries em comemoração ao aniversário da escola. As turmas de 6ºAno a 8ª Série participaram com seus times demonstrando muita garra e comprometimento. 
          Os campeões foram os times da 6ª e 8ª séries. Parabéns a todos!!

GINCANA DE ANIVERSÁRIO

         Nessa quinta-feira, dia 11 de agosto, foi realizada a Gincana do Aniversário da escola, realizada no ginásio. As turmas da manhã e da tarde jogaram e brincaram, se divertiram na cama elástica, com bambolês, bolas e cordas, jogando bolas na boca do palhaço, entre outras brincadeiras.





ABRAÇO NA ESCOLA

          Nessa quarta-feira, dia 10 de agosto, os alunos e professores da escola realizaram um abraço na escola em comemoração ao seu aniversário de 12 anos. Foi cantado o Hino da Escola e os parabéns.