Nossa escola está trabalhando para qualificar as Salas Temáticas, projeto que vem sendo estudado há vários anos e que começou a ser implantado em 2008, a partir das ações do PDE.
As Salas Temáticas possibilitam ao aluno um ambiente diferenciado, com referenciais da disciplina que está estudando sempre presentes em cada sala, além de desenvolver a autonomia e organização, uma vez que é o aluno que troca de sala na troca de período ao invés do professor.
Esse ano as Salas Temáticas ganharam uma nova ferramenta: as Mesas Inteligentes, onde foram colados elementos de cada disciplina e, para os anos iniciais, elementos de cada ano.
Os alunos e professores construíram as mesas através de recortes, escolha de figuras, textos, numerais,palavras, frases, letras, animais, cálculos,tabuada, músicas, poesias, etc. São figuras que facilitam a interação com o material didático, com os colegas e professores, elas têm significado para aquela sala temática ou ano, no caso dos Anos Iniciais.
As atividades propostas para o desenvolvimento dos conteúdos deve ter a Mesa Inteligente como mais um recurso ao seu favor, facilitando a aprendizagem.
As atividades propostas a fim de explorar os conteúdos das próprias Mesas Inteligentes são desenvolvidas de forma lúdica, globalizada e integrada com os demais conteúdos durante o ano letivo.
Portanto, as Mesas Inteligentes passam a fazer parte do cotidiano dos alunos e professores,com o propósito de instigar ainda mais a curiosidade e atrair a atenção das crianças.
Outro aspecto a se destacar é a questão do cuidado com a sala de aula a partir das mesas, para que sempre a mantenham atualizadas, limpas e conservadas, uma vez que os alunos participam do processo de construção como autores, valorizando ainda mais o trabalho e desenvolvendo a autonomia.
As atividades podem ser exploradas individualmente, em grupos ou coletivamente, de acordo com a série.
1. Explorar o alfabeto;
2. Explorar as famílias silábicas;
3. Escrever os nomes das figuras que estão na mesa;
4. Ler tudo o que está escrito e produzir uma frase ou texto a partir dessa leitura;
5. Escrever os nomes dos numerais das mesas;
6. Separar em sílabas determinadas palavras da mesa;
7. Escrever os nomes dos animais que estão na mesa;
8. Criar frases ou um texto com 2, 3 ou mais animais da mesa;
9. Fazer a representação gráfica de um texto da mesa;
10. Representar com desenhos 1 ou mais figuras da mesa;
11. Trabalhar com os antecessores e sucessores dos numerais;
12. Criar situações matemáticas com as figuras, palavras e/ou textos das mesas;
13. Trabalhar com as formas geométricas a partir das figuras das mesas;
14. Fazer ditados partido das figuras das mesas;
15. Trocar de lugar frequentemente para ter acesso às diferentes mesas;
16. Fazer uma pesquisa na biblioteca e/ou na internet para aprofundar um tema presente na mesa;
Nenhum comentário:
Postar um comentário